Dentre os Objetivos deste Observatório Covid Unespar:
1) Produzir conteúdo informativo e formação de conhecimentos para instrumentalizar a ação de profissionais de saúde, no acompanhamento e assessoramento de gestores e comunidade em geral;
2) Mensurar os impactos epidemiológicos, clínicos e sociais da pandemia no Estado do Paraná e nas Regionais de Saúde especialmente aquelas da área de abrangência dos campi Unespar;
3) Propor estratégias para estudar e difundir conhecimentos acerca do comportamento da pandemia na região.
Além disso o Observatório serve para ser um canal aberto para atender as demandas provenientes dos gestores, profissionais e também usuários de saúde esclarecendo dúvidas sobre os protocolos de prevenção, atendimento, fluxo de monitoramento contínuo de casos suspeitos e confirmados do COVID-19.
Boletins Epidemiológicos do Estado do Paraná e dos municípios sedes da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR.
Os Boletins Epidemiológicos elaborados pelo Observatório COVID/Unespar são instrumentos para monitoramento da evolução da pandemia nas localidades circunscritas da Unespar, de modo a oferecer um parâmetro para auxiliar nas tomadas de decisões referentes à retorno presencial além da necessidade das medidas restritivas de prevenção e enfrentamento da doença.
Para uma melhor interpretação dos principais indicadores epidemiológicos:
Taxa Prevalência – Total de casos confirmados [antigos e novos] de Covid-19 sobre a população geral multiplicado pela constante 1000. Útil para conhecer o retrato da coletividade desde o início da pandemia.
Taxa de Mortalidade – Total de óbitos confirmados por Covid-19 sobre a população geral multiplicado pela constante 1000. Dá a ideia do rancking de mortalidade comparado com as demais causas na mesma população.
Taxa de Letalidade – Total de óbitos confirmados de Covid-19 sobre número total doentes por Covid-19 multiplicado pela constante 1000. Representa o quão grave/fatal é ou está a doença entre os infectados.
Taxa de Ocupação de Leitos – Total de leitos exclusivos ocupados de Covid-19 sobre o número total de leitos disponíveis multiplicado pela constante 100. Informa a disponibilidade de acesso aos serviços de média ou alta complexidade em saúde para uma população.
OBS: Acesse na coluna do lado esquerdo deste site os boletins atualizados com base nas fontes de informações da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA).